Análise da semiótica
Semiótica (vem do grego semeion = signo) é a teoria dos signos, e apresenta-se em três principais elementos:
- signo;
- objeto;
- interpretante.
É um estudo dos signos, que consiste em todos os elementos que representam algum significado e sentido para o ser humano, abrangendo as linguagens verbais e não-verbais.
A semiótica procura entender como o ser humano consegue interpretar as coisas, principalmente o ambiente em que o envolve. Desta forma, estuda como o visualizador atribui um significado a tudo o que está ao seu redor.
A IMAGEM
A imagem é um signo, que representa algo e precisa ser lida e decodificada, uma vez que ajuda construir sentidos para aquilo que se observa.
Porém, é importante ressaltar que reconhecer um elemento de uma imagem não significa que e a estamos compreendendo e decodificando, pois o ser humano trabalha com formas simbólicas.
NO DESIGN
A semiótica oferece aos designers uma metodologia que, quando é aplicada, auxilia no processo de comunicação e geração de sentido da idéia ao ser transmitida, estudando sua semiose.
Muitos profissionais na área de design não a utilizam, pela falta da prática neste assunto, deixando de lado uma forte ferramenta.
Usando signos como uma estratégia de comunicação, a mensagem pode ser facilmente transmitida, comunicando conceitos complexos e importantes de maneira simples, aumentando as oportunidades de sucesso do design na criação de uma identidade visual, logotipo, branding e produtos em geral.
O símbolo pode ser notada principalmente nos logotipos e produtos reconhecidos mundialmente.