Análise da semiótica

Semiótica (vem do grego semeion = signo) é a teoria dos signos, e apresenta-se em três principais elementos:

  • signo;
  • objeto;
  • interpretante.

É um estudo dos signos, que consiste em todos os elementos que representam algum significado e sentido para o ser humano, abrangendo as linguagens verbais e não-verbais.

A semiótica procura entender como o ser humano consegue interpretar as coisas, principalmente o ambiente em que o envolve. Desta forma, estuda como o visualizador atribui um significado a tudo o que está ao seu redor. 


A IMAGEM

A imagem é um signo, que representa algo e precisa ser lida e decodificada, uma vez que ajuda construir sentidos para aquilo que se observa. 

Porém, é importante ressaltar que reconhecer um elemento de uma imagem não significa que e a estamos compreendendo e decodificando, pois o ser humano trabalha com formas simbólicas.




NO DESIGN

A semiótica oferece aos designers uma metodologia que, quando é aplicada, auxilia no processo de comunicação e geração de sentido da idéia ao ser transmitida, estudando sua semiose. 

Muitos profissionais na área de design não a utilizam, pela falta da prática neste assunto, deixando de lado uma forte ferramenta. 

Usando signos como uma estratégia de comunicação, a mensagem pode ser facilmente transmitida, comunicando conceitos complexos e importantes de maneira simples, aumentando as oportunidades de sucesso do design na criação de uma identidade visual, logotipo, branding e produtos em geral. 

 O símbolo pode ser notada principalmente nos logotipos e produtos reconhecidos mundialmente. 

Site trabalhado à mão por Afonso Francisco
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora